sábado, 10 de fevereiro de 2018

Não deixa o samba morrer

Imagine um sotaque levemente português narrando:

- Vais a desistir das coisas? Vais a ficar sentado, vendo a vida passar, remoendo coisas pequenas? 

- Me falta o impulso.
- Pois se já não é tarde, não tempos tempo a perder! You got one shot - e outras bobagens motivacionais. Bora, porra!



--

Era feira de ciências. Eu não me lembro se era ele ou se era ela, mas havia uma apresentação sobre os três estados físicos da água. Aquela coisa dos estados da matéria, sólido, líquido e gasoso - também chamados de estados de agregação. Ah, tem também o plasma, que não tá nessa memória.

E o que faz ela mudar de estado físico? A temperatura e a pressão, certo?

Muito bem, para se atingir o estado sólido, os átomos ou moléculas ficam bem unidos por conta de forças elétricas intensas agindo sobre eles. Dizem que os átomos que formam essas substâncias possuem uma estrutura cristalina com formato regular, e essa estrutura fica se repetindo. A energia das moléculas é baixa e elas ficam meio que em repouso.

A liquidez envolve forças de ligação menos intensas, o que faz com que as moléculas fiquem mais afastadas umas das outras e movimentem-se mais livremente, o que também significa maior energia. O líquido possui, por isso, essa capacidade de ocupar espaços e preencher volumes.

O estado gasoso conta com praticamente a inexistência de força de ligação entre os átomos, que ficam separados uns dos outros por distâncias maiores do que nos estados sólidos e líquidos. Os gases possuem muita energia e movimentam-se desordenadamente, podendo ser facilmente comprimidos. Também assumem a forma e volume do recipiente em que são colocados.

O plasma se forma quando uma substância no estado gasoso é aquecida até atingir uma temperatura tão elevada que faz com que a agitação térmica molecular supere a energia de ligação que mantém os elétrons em órbita do núcleo do átomo. Os elétrons acabam “soltando-se” e a substância torna-se uma massa disforme, eletricamente neutra e formada por elétrons e núcleos dissociados.

Dizem que o universo se constitui basicamente de plasma - é o estado físico do sol. E por aqui, mais raramente, podemos encontrar o plasma no fogo, nos raios, nas auroras polares e em alguns bens de consumo produzidos. 
O plasma pode conduzir corrente elétrica melhor do que o cobre, fluir como um líquido viscoso e interagir com campos elétricos e magnéticos, diferentemente dos gases.


Nenhum comentário:

Postar um comentário