sábado, 1 de novembro de 2014

Inclinações



Aqueles suspensórios vermelhos me intrigaram desde o primeiro instante. Fui convencida a não ficar, como de costume. Mas fui, como quem não quer se arrepender de não ter ido, ao menos. Eu pensava o quanto que a ordem dos eventos anteriores estava influenciando para as possibilidades que me foram abertas, como normalmente fico fazendo na remota tentativa de entender as pistas, decifrar uma lógica pessoal do cosmos, tentar achar meu caminho. 

E eu gosto de estar sempre aberta às possibilidades, por mais que meu instinto racional pareça estar viciosamente tentando me convencer da inércia, elencando quase que imediatamente uma série de problemas sobre a situação presente que majoritariamente operam não para uma idéia otimista sobre o futuro, mas para um passado regado à nostalgia. O passado e o futuro; sempre impossíveis. Eu e os meus problemas temporais, a minha fome de mundo, minha vontade do absurdo.

--

Declaro: as aulas de física me influenciaram muito mais do que qualquer outra doutrina. Dinâmica dos corpos e movimentos no tempo e no espaço.


1.º Lei de Newton - Inércia
Inércia: resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento. Um corpo que se encontre em repouso, continuará em repouso se a resultante das forças que nele atuam for nula; um corpo em movimento, continuará a mover-se em linha reta e sempre à mesma velocidade (movimento retilíneo uniforme), se a resultante das forças que nele atuam for nula; para que haja alteração da velocidade do corpo, é necessário que se exerça sobre este uma força.

2.ª Lei de Newton - Fundamental da Dinâmica
Força = massa do corpo x aceleração

3.ª Lei de Newton - Princípio da Ação e Reação
As forças atuam sempre em pares. Para toda força de ação, existe uma força de reação de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário. As forças de ação e reação possuem  a mesma natureza - são ambas de contato ou de campo; São forças trocadas entre dois corpos; Não se equilibram e não se anulam, pois estão aplicadas em corpos diferentes.


--

Pois bem. A interação entre os corpos diferentes é sempre algo muito instigante e ao mesmo tempo muito rotineiro. O que nos move? O que nos convence e o que nos faz mudar de idéia? Do que se constitui a nossa força? O que nos provoca? O que produz faísca, o que nos choca, o que nos faz sentir afinidade? O que nos atrai e o que nos repele? E, por fim, para onde ou para o quê nos inclinamos?

[Levantando algumas daquelas perguntas que faltavam.]

Mas aqui precisamos de um pouco da parte da cinemática, já que nos importa: trajetória, direção e sentido. A combinação das coisas é quase sempre imprevisível. De repente, podemos caminhar juntos. Podemos caminhar separados, mas ainda podemos estar no mesmo sentido, de repente podemos nos cruzar. Acredito que possuímos inclinações para pontos semelhantes. Talvez a força seja parecida, com combinações diferentes. Talvez tenhamos a capacidade de nos provocarmos e isso nos tire de um estado de inércia.


Às vezes são besteiras, suspensórios e cadarços vermelhos que me chamam a atenção. Que me fazem sentir a afinidade e a provocação que nos colocaram onde estamos hoje. E me fazem ter menos dúvidas sobre a coerência da ordem das coisas.

Dentro da naturalidade mística que paira no ar...


--

There's a natural mystic
Blowing through the air
If you listen carefully now you will hear

It  could be the first trumpet
Might as well be the last
Many more will have to die
Many more will have to cry
Don't ask me why (Oh, no)

I said things are not the way they used to be (Oh, no)
Don't tell no lie!
One and all got to face reality now
(Reality)


Though I try to find the answer
To all the questions they ask
Though I know it's impossible
To go living through my past
Don't keep them down! (Oh, no)

There's a natural mystic
Blowing through the air

Natural mystic - Bob Marley

>>https://www.youtube.com/watch?v=EeQy4CE9bto

Nenhum comentário:

Postar um comentário