quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Já falei pra você


--

Eu só acrescentaria o seguinte:

Acredito que quanto maior a nossa capacidade de compreensão com os outros, maior a tendência de faltar auto-respeito. Pra moderar essa nossa hiper-carência de aceitação e convívio social, agir de acordo alguns valores em que acreditamos são importantes. Particularmente, me sinto um poço de tolerância quando concedo o benefício dos 3 strikes a pessoas muito próximas e das quais gosto muito. Mas já falei pra você também que alguns limites não podem ser cruzados sem dar cartão vermelho na hora. Não é MUITO simples? É só não vacilar.

E para quem crê que vacilos são naturalmente incontroláveis eu só recomendo que essas pessoas fiquem próximas de quem têm crenças e valores parecidos com os seus, a fim de evitar maiores danos às outras pessoas. Aqui tem parceria sim, ninguém é perfeito e meus defeitos estão aí para serem julgados também por quem escolheu conviver com eles junto das minhas virtudes.

Se a família a gente não escolhe e precisa ganhar e construir respeito ao mesmo tempo em que é "obrigado" a tolerar certos absurdos, no campo afetivo a regra é outra e eu costumo me fazer bem clara. Outra coisa: quem me conhece bem sabe como eu me posicionei e costumo me posicionar, além do quanto eu doso essa "necessidade" de suportar falta de respeito ou escrotice em nome dos tradicionais vínculos familiares. Respeito muito mais meus valores do que qualquer tradição.

Se você dorme tranquilo com você mesmo, pode ter certeza de que sei muito bem que não tenho controle sobre as ações das outras pessoas, inclusive quando a decisão é mentir ou omitir. Já tenho muito certo para mim que não durmo bem nem quando vacilo com alguém nem quando alguém vacila comigo. Nem sempre a gente precisa por a mão no fogo pra aprender que queima, certo?

Então, dentro dos limites da consciência que a gente pode ter dos eventos do mundo, procuro dormir bem e, de novo, a confiança é "mulher ingrata (...)": anos pra construir, segundos pra destruir. Aos que já foram expulsos da minha vida e aos que eventualmente serão, não lamento. O erro das minhas avaliações me serve de aprendizado. O que é justo, é justo... e é só assim que é.

Esclarecendo: não é indiretinha pra ninguém, só relato. O meu papo normalmente é reto e o recado já foi quase sempre dado.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário