quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Das convicções enraizadas

Significado de Impasse

s.m. Situação que não oferece saída favorável.
Dificuldade insuperável, beco sem saída.

Embaraço.

http://www.dicio.com.br/impasse/

--

Livro I, Sessão I - Das formas de interação com o mundo

1.1. Os relacionamentos pessoais se darão entre pessoas, diretamente - e não por meio de coisas ou objetos - envolvendo intercâmbio de idéias, energia, fluído, calor e experiências.

1.2. Os relacionamentos impessoais poderão ocorrer envolvendo transações monetárias, bens materiais, objetos e afins.

1.3. Os relacionamentos ditos "obrigatórios" poderão ser pessoais ou impessoais.
1.3.1. Não se encaixam nesta categoria os relacionamentos afetivo/amorosos, apesar destes também poderem ser pessoais ou impessoais;
1.3.2. A obrigação se constitui na forma de benefício pessoal (trabalho) e/ ou convenção social (família).

1.4. Os relacionamentos ditos "não obrigatórios" necessariamente serão pessoais.
1.4.1. Estão compreendidos aqui os laços afetivo/amorosos desprovidos de dependência real entre as partes;
1.4.2. A durabilidade e a viabilidade dos relacionamentos "não obrigatórios" será mediada pela mútua conveniência, envolvendo prazer e utilidade.

1.5. Não há limites de quantidades e arranjos para os itens descritos anteriormente.

Livro I, Sessão II - Dos acordos e parcerias firmados

2.1. Entende-se que os acordos e parcerias firmados são fruto de atividade racional consensual não impulsiva, podendo ser renovados ou não, ao fim do prazo previamente estipulado (quando e se estipulado) e revogados a qualquer momento.
2.1.1. A quebra ou desrespeito de condições previamente acordadas sem aviso prévio configura situação de anormalidade do(s) relacionamento(s) implícitos, gerando reconsideração e reavaliação dos termos, bem como da continuidade dos laços.
2.1.2. Caso ocorra o desejo de revogação por uma das partes (e não pela outra), prevalecerá o desejo de revogação - tendo em vista que ser a consensualidade a condição sine qua non  para qualquer acordo e parceria que se firme entre partes igualmente livres.

2.2. Os acordos e parcerias firmados podem ocorrer dentro de relacionamentos pessoais, impessoais, obrigatórios e não obrigatórios.

(...)


--

Você pode não entender alguns limites das pessoas com quem se relaciona; mas é desejoso que não deixe de respeitá-los. Estou convencida de que não se deve tratar com desdém o que tem importância para o outro em um relacionamento pessoal.

Não é tão difícil compreender as escolhas e convicções enraizadas; basta tentar se colocar no lugar do outro. (Aprendi que isso talvez seja exigir demais para algumas pessoas.) Se mesmo assim você discordar: sobre o passado, Inês é morta; sobre o presente, talvez o impasse seja um ponto de cisão; sobre o futuro, bem... o que é que nós podemos dizer quanto ao futuro, afinal? Nada muito além da sua relação com o passado e com o presente.

[Esse nosso mundo de contratos...]


Nenhum comentário:

Postar um comentário